Associação Cultural Catalonia

São Paulo – Brasil

Cuina. Paella Catalana. Recepta d’Eva Lebrero

As fotos desse post são da Eva Lebrero, passa pra ver o portifólio dela =)

Seu preparo não é lá dos mais fáceis ou rápidos, mas seu sabor é divino. Sem mais delongas, vamos dividir com vocês a receita ‘Mar i muntanya’, clássica da região de Valência, que como o nome entrega, mistura elementos de terra e mar. Para o preparo, recomendamos fortemente você ir à feira, para comprar tudo fresco. Leve essa listinha, que rende para até 5 pessoas:

20130807-022259_paella-1

1 lula grande já limpa e cortada em fatias

6 camarões grandes, limpos mas com a parte inferior da casca

400g de costelinha de porco desossada (peça para fatiarem)

5 xícaras de arroz (do tipo bomba ou arbório)

10 xícaras de caldo e tempero de peixe, 1 cubo (o cálculo é de 2 xícaras de caldo por cada 1 de arroz mais uma extra)

1 pimentão amarelo o vermelho

1/2 pacote de ervilhas congeladas

3 tomates maduros

1 cebola

2 dentes de alho

10 fios de açafrão

azeite

sal à gosto

Tempo de preparo: 1h30

20130807-022354_paella-2

Comprou tudo? Então, a la cuina! Vamos começar passando na frigideira as costelinhas, que além de acompanharem muito bem todo o resto, já deixam a frigideira com um gosto especial. Não tem mistério: basta colocar sal nos pedaços, deixar a frigideira bem quente e fritarem até ficarem dourados. Quando dourarem, é só reservar.

20130807-022450_paella-3

A tua frigideira já estará quentinha, com o caldo que ficou das costelas. Agora é a hora de colocar as lulas e depois os camarões para fritar. Aqui, o cuidado que você tem de ter é para que as lulas não fiquem borrachudas, o ponto ideal é bem suave, para que elas “desmanchem” na primeira mordida, então, fique ligado, depois de uns 5 minutos, prove uma. Se a textura te agradar, é hora de retirar. Os camarões podem ficar um pouco mais, até mudarem para uma cor rosada. Isso deve tardar uns 5 minutos por lado. Assim como você fez com as costelas, reserve os frutos do mar. Por último fatie o pimentão e passe ele pela frigideira também para depois retirar. Já temos a metade do processo feito!

20130807-022556_paella-4

Chegou a hora de preparar a base (el sofritito) da paella. É ele que dá o tom do sabor do prato. Para isso, precisamos que você pegue a cebola e corte em pequenos pedaços, assim que fizer isso, com um fio de azeite, jogue-os na frigideira junto com os alhos laminados. Enquanto eles estão lá dourando, em fogo lento, pegue os tomates e fatie grossamente, o suficiente para você colocar num mixer, até que se transformem em uma pasta (recomendamos botar um pouco de açúcar para tirar a amargura que as vezes tem o tomate). Feito isso, coloque tudo na frigideira junto com o açafrão, em fogo médio, para que ferva lentamente.

20130807-022647_paella-5

Preparado para o momento mágico del arroz? Pegue as xícaras e as coloque, uma a uma, no sofrito feito por você. Misture o arroz e deixe cozinhar por uns 5 minutos. Depois jogue o caldo de peixe, bem quente, e veja quanta sal a mais precisa acrescentar. Agora é fácil, a partir do momento que o caldo ferver, só colocar os ingredientes que deixamos reservados! Primeiro os mais durinhos para que o caldo deixe eles bem macios. Caprixe na distribução das costelinhas, as lulas, as ervilhas e o pimentão entre o arroz. Sua frigideira vai ficar plena de colors i molt bonica, como na foto abaixo. Deixe cozinhar a fogo baixo.

20130807-022805_paella-6

Aqui o lance é ver como você quer a paella: se você gosta dela mais ensopada, deixe cozinhar uns 15 minutos, se gosta mais sequinha, deixe uns 20-25 minutos. Nós gostamos levemente mais seca, sem tanto caldo. Ao passar esse tempo, coloque os camarões. Olhe só que beleza de prato!

20130807-022904_paella-7

Se você chegou até aqui feliz, depois dessas quase duas horas de trabalho, moltes felicitats! Para completar, desligue o fogo e deixe a frigideira fechada por 5 minutos. Não tem tampa para a frigideira? Improvise com um jornal, é assim que eles fazem lá na Espanha. Feito isso, é só servir e curtir, de preferência, acompanhado de um bom vinho branco.

20130807-023043_paella-8

Advertisements

Deixa un comentari

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

Esteu comentant fent servir el compte WordPress.com. Log Out / Canvia )

Twitter picture

Esteu comentant fent servir el compte Twitter. Log Out / Canvia )

Facebook photo

Esteu comentant fent servir el compte Facebook. Log Out / Canvia )

Google+ photo

Esteu comentant fent servir el compte Google+. Log Out / Canvia )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 4 Setembre 2013 by in Uncategorized and tagged , , , .
%d bloggers like this: