Associação Cultural Catalonia

São Paulo – Brasil

Cuina. Boniato al Pesto por Eva Lebrero

Hola amics, hoje vamos dividir com vocês uma receita que é puro prazer. Se trata de boniato (batata-doce, no catalão) ao molho pesto. Uma combinação molt peculiar i autèntica, como já diria Ferran Adrià. Antes de tudo, vou colocar o spoiler aqui: hoje vamos falar de fritura. Sim, várias receitas boas da Catalunha são fritas, o que convenhamos, mostra o lado bona vida da turminha do Mediterrâneo. Essa receita é uma variação mais vanguardista das famosas papas bravas, as batatas que fazem a cabeça (e barriga) de qualquer bom catalão ou espanhol em geral. Para o preparo, você irá precisar:

20130704-173618_batata-doce-e-pesto-2

400g de batata-doce (descascada)
1 maço grande de manjericão
100g de queijo ralado (parmesão ou pecorino)
150g de azeite de oliva
100g de amêndoas laminadas
3 dentes de alho
Sal a gosto

20130704-174005_batata-doce-e-pesto-3

A primeira coisa a fazer é ferver rapidamente as folhas de manjericão. Pegue uma panela média e esquente uns 400 ml de água. Quando começar a ferver, coloque as folhas. Passados 30 segundos, tire e reserve. Isso deixará as folhas moles, ideais para o molho pesto.

20130704-174103_batata-doce-e-pesto-4

Agora, vamos ao molho de fato. Em um recipiente (no nosso caso, usamos a própria jarrinha que vem com o mixer) misture as folhas, o azeite, os dentes de alho (já minimamente cortados), o queijo ralado e as amêndoas e bata tudo até formar uma pasta levemente homogênea. Coloque uma pitada de sal e já terás metade do caminho pronto, cuiner!

20130704-174152_batata-doce-e-pesto-5

Preparar as batatas-doces não tem muito mistério. Basta cortar em cubinhos e colocar para fritar. Geralmente utilizamos óleo de girassol para isso, mas você pode fritar usando azeite de oliva também, que é una cosa més catalana, diríamos. Assim que as batatas mudarem de textura e de coloração (saírem do laranja claro e ficarem mais escuras), é hora de tirar da frigideira e passar um papel-toalha para tirar o excesso. Salpique as batatas com um pouco de sal.

20130704-174355_batata-doce-e-pesto-6

Chegamos lá, tudo pronto. Para montar esse prato de um jeito interessante, não faz falta que você seja nenhum Gaudí, pegue um prato diferente (usamos um modelo quadrado que tínhamos em casa) e coloque as batatas em um canto. No canto vazio, pegue uma cumbuquinha e preencha-o com o molho.

20130704-174507_batata-doce-e-pesto-7

Finalment, a melhor hora: pegue uma batata e mergulhe no molho. Sinta essa combinação levemente doce-salgada, frita-e-molhada na sua boca. Acenda uma vela para Sant Jordie bon profit!
Se curtiu as fotos do post, confira também o portfólio da Eva e veja mais por lá

Anuncis

Deixa un comentari

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

Esteu comentant fent servir el compte WordPress.com. Log Out / Canvia )

Twitter picture

Esteu comentant fent servir el compte Twitter. Log Out / Canvia )

Facebook photo

Esteu comentant fent servir el compte Facebook. Log Out / Canvia )

Google+ photo

Esteu comentant fent servir el compte Google+. Log Out / Canvia )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on 14 Novembre 2013 by in Artigos and tagged , , , .
%d bloggers like this: